13.5.06

~\*/~ Som da Semana ~\*/~

Chico Buarque - Chico Buarque de Hollanda (1966) CLIQUE AQUI

A partir de hoje (aos pouquinhos...) a discografia do mestre Chico no nosso espaço. Comments, please!! : )

"Pouco tenho a dizer além do que vai nestes sambas. De "Tem mais samba" a "Você não ouviu" resumo 3 anos da minha música.
E nestas linhas eu pretendia resumir a origem de tudo isso. Mas o samba chega à gente por caminhos longos e estranhos, sem maiores explicações. A música talvez já estivesse nos balões de junho, no canto da lavadeira, no futebol de rua...
É preciso confessar que a experiência com a música de "Morte e vida Severina", devo muito do que aí está. Aquele trabalho garantiu-me que melodia e letra devem e podem formar um só corpo. Assim foi que, procurei frear o orgulho das melodias, casando-as, por exemplo, ao fraseado e repetição de "Pedro pedreiro", saudosismo e expectativa de "Olê, olá", angústia e ironia de "Ela e sua janela", alegria e ingenuidade de "A banda" etc. Por outro lado a experiência em partes musicais (sem letra) para teatro e cinema, provou-me a importância do estudo e da pesquisa musical, nunca como ostentação e afastamento do "popular", mas sim como contribuição ao mesmo.
Quanto à gravação em si, muito se deve à dedicação e talento do Toquinho, violonista e amigo de primeira. Franco e Vergueiro foram palpiteiros oportunos, Mané Berimbau com seus braços urgentes foi um produtor eficiente, enquanto que Mug assistiu a tudo com santa seriedade. Enfim, cabe salientar a importância do limão galego para a voz rouca de cigarros, preocupações e gols do Fluminense (só parei de chupar limão para tirar fotografias. Sem mais, um abraço e até a próxima.

Em regime de urgência, a gravadora RGE pôs seu estúdio, no segundo andar de um prédio na rua Paula Souza, no centro de São Paulo, para funcionar aos sábados e domingos.
Chico tinha tantas músicas prontas que pelo menos duas, Cristina e Morena dos olhos d´água tiveram que ficar para o segundo. De algumas canções desses dois primeiros álbuns - A televisão, por exemplo - ele se sente muito distante. Outras como Pedro Pedreiro e Olê olá, lhe parecem merecedoras de certa indulgência, por conta da juventude. E há uma, A Rita, que Chico ainda canta com prazer"
(Entrevista para Geraldo Leite, Rádio Eldorado, 1989)

Músicas:
01.A Banda 02.Tem Mais Samba 03.A Rita 04.Ela e Sua Janela 05.Madalena Foi Pro Mar 06.Pedro Pedreiro 07.Amanhã, Ninguém Sabe 08.Você Não Ouviu 09.Juca 10.Olê, Olá 11.Meu Refrão 12.Sonho de Um Carnaval

Ficha Técnica:
Técnico de gravação:Stélio Carlini
Studio: RGE
Produção: Manoel Barenbein
Direção artística: Júlio Nagib
Lay-out e fotos: Dirceu Côrte-Real

* A banda - Arranjos e regência: Grancisco de Moraes
* Ela e sua janela - com Luiz Loy Quinteto
* Pedro pedreiro -Arranjos e regência: Grancisco de Moraes
* Amanhã, ninguém sabe - com Luiz Loy Quinteto
* Olê, olá - com Luiz Loy Quinteto
* Meu refrão- com Luiz Loy Quinteto

(Fonte: Site oficial)

Site Oficial

(26Mb)

2 comentários:

Anônimo disse...

CARA, É A PRIMEIRA VEZ QUE VISITO O TEU BLOG E JÁ ENCONTRO O CHICO BUARQUE?! MARAVILHA! POR FAVOR, NÃO DEIXE DE DISPONIBILIZAR A DISCOGRAFIA DELE, COMO VOCÊ DISSE. UM GRANDE ABRAÇO,MIGUEL.

Anônimo disse...

Tenho mesmo pedido do cara acima, realmente compra essa promessa. Aguardo por mais discos de Chico Buarque. Forte abraço!