27.7.05

~\*/~ Tutorial Iniciante ~\*/~

Algumas dicas para tentar ajudar você que está com problemas para abrir os CDs ou e-books...

Obs.: Destinado ao público com pouco grau de conhecimento em informática. Nenhuma novidade avançada ;)

1. Sobre o compactador...

Quando você baixa um arquivo do Frugalidades, baixa um arquivo único, para facilitar a sua vida. Caso contrário, imagine você baixando um álbum composto por CD duplo em que cada CD tem 20 faixas. Estamos falando de 40 músicas.
Baixar uma por uma é algo um tanto quanto chato... (e upar cada música também!) por isso toda a informação está concentrada em um único arquivo. Sua extensão é quase sempre ".RAR", podendo ser também ".ZIP". Estes tipos de arquivos são ditos "compactados" e são muito úteis na Internet, porque além de condensar vários arquivos (ou mesmo pastas em um único arquivo, também reduz seu tamanho, agilizado o processo de download).
No caso caso dos álbuns, essa taxa de compactação é muito baixa, porque uma das características dos arquivos .MP3 é já ser compactado. Enfim, parte prática dessa conversa: você precisa ter um programa que reconheça o arquivo .RAR que você baixou do blog e "descompactá-lo", transformando-o em diversos arquivos e pastas utilizáveis pelos programas Windows.
Para baixar um desses programas (e que é o que eu uso e acho ser o melhor), clique aqui. É o WinRar. Vai ser aberta nova página e o download irá começar em poucos segundos. Verifique bem onde você vai salvar o arquivo desse programa. Depois do download, execute-o com um duplo-clique e instale-o no seu computador.
Assim, cada vez que você baixar um arquivo com extensão ".RAR", ".ZIP" ou ".ARJ" (compactados), você poderá utilizar este programa para descompactá-lo.
Depois que o tempo de uso de experiência dele acabar, não se preocupe: uma janela aparecerá cada vez que você abrir o programa, mas não impedirá seu uso.
Vou colocar ainda alguns outros descompactadores aqui, mas é por sua conta, ok? Não os uso...

WinRar -
clique aqui - Baixe sempre esse, pois tenho certeza que descompacta arquivos ".RAR"
WinZip -
clique aqui

2. Sobre o programa para ler os e-books:

Ok. Você baixou o arquivo, descompactou, mas não consegue abri-lo (o e-book, no caso). Os formatos de e-book que você pode encontrar no Frugalidades Estéticas são: ".DOC", ".PDF", ".RTF", ".RB" ou ".LIT".
Para cada tipo de extensão, um programa adequado para sua visualização. Vejamos as direções para você baixar cada
um dos programas quando necessário for:

".PDF" -
Adobe Acrobat Reader
".DOC" ou ".RTF" - Microsoft Word (Esse é fácil, né? ;) )
".RB" -
ERocket
".LIT" -
Microsoft Reader

Obs.: Se você tem um arquivo .RB e não quer baixar o programa ERocket para lê-lo, pode preferir baixar o "
ERocketExtractor". Ele extrai o texto do formato RB, podendo convertê-lo p/ outros formatos.

Instale o programa e abra o arquivo depois. Boa leitura!

Obs2.: Esses programas são Freeware!

3. Para ouvir o som que você baixou:

Vejamos agora o problema anterior, mas aplicado agora ao som. Bom, os arquivos de áudio que você encontrará no Frugalidades Estéticas são do tipo .MP3. Já falamos um pouquinho sobre ele no tópico 1, vamos para os assuntos práticos:
Você baixou o arquivo (tempo danado esperando...), baixou o WinRar e o instalou, abriu o arquivo .RAR e descompactou na sua máquina. Está tudo bonitinho... inclusive com o cover do CD ilustrando a pasta automaticamente (se você tiver WinXP)... mas você clica nas músicas e o som não sai!Ok. Os problemas pode muuuuitos. Não vou dar um auxílio completo sobre isso. Se esse problema se estende a qualquer
outro som, inclusive do sistema, o problema não é do arquivo. Veja placa de som, caixas, etc. Se o problema só acontece com os arquivos .MP3 que você baixou, isso também não quer dizer necessariamente que o problema está com os arquivos :)Verifique qual é o seu programa para ouvir músicas. É o Windows Media Player? Ele lê .MP3? (Já vi alguns que não liam, não sei se era questão de falta de atualização ou de versão). O meu WMPlayer é o 10 e escuto normalmente qualquer música. Se o seu for o 9.0 e estiver com problemas, ou se não quiser usar o WMPlayer, apresento o Winamp para você (abaixo). É o programa que utilizo e roda tudinho...

Para baixar a última versão do programa,
clique aqui ou aqui

Obs.: Eu já dei a dica em um post, mas vou deixar aqui também a indicação: o Vagalume (parece até que ganho dinheiro deles prá fazer propaganda, hehehe), oferece para você que tem como programa de áudio o Windows Media Player ou o Winamp, um plug-in, espécie de sub-programa que roda em conjunto com o programa principal, que tem uma função interessantíssima: quando você abre uma música (ou o player automaticamente muda de música), o programinha vai à base de dados do Vagalume (ON-LINE) e busca a letra da música que acabou de começar. Isso facilita muito prá você. A partir dessa letra, você pode conseguir ainda a tradução da letra ou a letra já cifrada. Muito mole! E legal... eu uso o plug-in para o Winamp. Quer baixar?
Clique aqui e escolha qual!

4. Programas para me auxiliar no download...

Bom, deixei pro final algo que é prá pensarmos sempre antes: como vou baixar o arquivo que desejo?
Não vou ficar entrando no méritos de outros recursos que não temos ainda por aqui (Bittorrent, E-Mule, Kazaa, FTP, etc.), mas focar atenção no download por http:
Os downloads do Frugalidades Estéticas são possíveis pois existem sites de servidores de informação gratuitos por aí. Exemplos deles são: MegaUpload, RapidShare, TurboUpload, FileHD, entre muuuutios outros...
Parênteses: já recebi sugestões de upar para o rapidShare, como muuuito site por aí faz... mas eu tenho minhas razões: o MegaUpload permite arquivos de até 250Mb, e esse motivo (aliado à minha falta de tempo), são os principais. :)
Caso contrário eu teria que ficar separando o CD em partes, o que não é legal para mim, nem acho que seja legal para vocês (pois eu odeio ficar baixando partes e depois descobrir que a partew 5 [!] está OFF...)
Bom, parênteses passados, quando você faz um download pelo Internet Explorer (ou Mozilla FireFox ou NetScape), abre uma porta de comunicação entre sua máquina e o servidor. Só que, se por um motivo ou por outro a comunicação é interrompida, seu arquivo não pode ser retomado pelo browser de onde parou. Para isso (e também para aumentar a velocidade de download), podemos contar com alguns "Gereciadores e/ou Aceleradores de Download". Não vou colocar muitos, mas o que eu uso e mais alguns. ESCOLHA UM (não instale vários), baixe o arquivo, instale e use-o para fazer o download. Assim você não fica com um monte de janela aberta, não corre o risco de perder sua comunicação com o servidor e ter que recomeçar tudo de novo, e ainda consegue um incremento na velocidade :)

Free Download Manager - Esse eu uso e recomendo! -
clique aqui
DAP -
clique aqui
Free Download Accelerator v2 -
clique aqui
Go!Zilla -
clique aqui

Não preciso nem dizer, né? Use anti-vírus (apenas um ativo, por favor) e firewall (também apenas um, por favor), independente de qual for a forma de conexão (Dial-Up, ADSL. Cable).
Rode anti-vírus em todos os arquivos que você fizer download ANTES de acessá-los pela primeira vez (incluindo até mesmo os do Frugalidades - embora eu tome todas as medidas aqui expressas) e mantenha-o atualizado.
Evite e-mails de estranhos, e todos os links embebidos em mail (e sites), verifique se o destino informado pelo autor é realmente o endereço que aparece na barra inferior esquerda da sua janela.

Anti-vírus:
PANDA -
clique aqui - esse é shareware!
AVAST -
clique aqui ou aqui
AVG6 -
clique aqui

Firewall:
Zone Alarm -
clique aqui

Se sua dúvida não foi solucionada, se você tem mais dúvidas, se não gostou deste tutorial, ou se ele te ajudou e esclareceu alguma dúvida, deixe um comentário. Assim vocês me ajudam a ajudar vocês em novos tutoriais, ok? :)

Forte abraço,
Marcelo

P.S.: as direções web apresentadas foram as apontadas pelo site
Superdownloads

8 comentários:

Anônimo disse...

Só uma dúvida, como é que usa esse "Free Download Manager"? Ele acelera em quantos por cento mais ou menos?

Mr. Frugal disse...

Equilibrium:
você deve ter percebido que fica uma caixa azul com uma seta branca na parte inferior lateral direita. Na tela do megaupload, espere o contador regressivo. Quando aparecer o "clique aqui para descarregar", clique e arraste o link para a caixa azul. É assim que funciona, você clica e arrasta o link para a caixa e ele baixa o destino do link. Só precisa ter certeza que o link de destino é o próprio arquivo, e não uma página que redireciona para o link (pois nesse caso, você baixaria uma página .HTML). Não sei se o MegaUpload redireciona para outra página ou se vai direto para o arquivo .RAR.
Mas você pode usar este mecanismo para qualquer arquivo que baixa da internet.
Só não esquece de verificar onde você vai salvar os arquivos, para não perdê-los nas sua máquina :)
Sobre a velocidade... não sei te dizer ao certo... talvez seja melhor você verificar na página do próprio software. Seguraí! http://www.freedownloadmanager.org/
Abraços

Obs.: o site "Baixaki" diz o seguinte sobre o programa:
"Usando este gerenciador de downloads você pode acelerar até 600% da velocidade original. Utiliza a banda completa da conexão mesmo se o download é de sites lentos. Fácil integração com Internet Explorer, Opera e Netscape".
Comigo não chega a tanto... :)

Anônimo disse...

Mais uma vez PARABÉNS
Nada a reclamar e nada a sugerir.
Jorge Vidal

Anônimo disse...

o free download manager, toda vez q eu tento baixar um arquivo de megaupload, baxa um index

tem como fazer ele baixar o arquivo?

Mr. Frugal disse...

Júlio,

infelizmente não há como utilizar gerenciadores de downloads para a maioria dos servidores gratuitos disponíveis na web. O MegaUpload é um deles. O link para o qual vc é redirecionado qdo clica no botão é para outro arquivo (o index que vc falou), não deixando acesso direto para o arquivop .RAR upado. É uma droga, mas a melhor maneira que eu achei para resolver esse problema (e muitos outros...) foi largar de mão o Internet Explorer da Microsoft e optar pelo FireFox, da Mozilla Foundation. Ele abre um gerenciadorzinho de download, liberando vc para fechar a janela do megaupload sem interromper seu download. Mas não feche todas as janelas do Firefox ou desligue o computador, pois ele não volta ao ponto onde parou antes.

Espero que eu tenha ajudado.
Forte abraço e escreva quando quiser!!

:)

Anônimo disse...

Olá pessoal, quanto ao megaupload é possivel recomeçar o donwload , faça o seguinte: quando abrir a janela com o link para o arquivo que você quer baixar clique com o botão direito nele vai aparecer uma janela , vá até a opção "copiar link" clique nele , abra o free download manager e clique na opção add download ,vai aparecer uma janela , cole o link que você copiou em URL , confira o se é o arquivo que você quer e dê OK.
PRONTO! o arquivo vai ser baixado e você pode recomeçar ele depois caso necessite parar.até agora só um arquivo não consegui reiniciar. no rapidshare não funciona.
parabéns pelo Blog.

Anônimo disse...

Nossa , eu sou super leiga quando se trata de resolver problemas no comp. Mas seus esclarecimentos sobre como abrir arquivos de música bem como as dicas de programas são de fácil compreensão.Na verdade vim aqui só para te agradecer, valeu mesmo!
Abraço e até mais,
Mônica.

Anônimo disse...

Tipo, baixei programa e tudo e to fazendo os downloads normal, mais quando pauso e tento iniciar ele novamente, não da mesmo, não sai da pausa, e sei que isso de travar aconteçe com algumas pessoas as vezes, mais tooodas as vezes, e mais de 15 vezes seguidas é dificil neh ;\, queria alguma ajuda pra saber se preciso configurar algo ou outra coisa, abraço.