14.6.06

Opinião

RUMUAL ÉKISSA!!!

Sabe, eu escutava toda a imprensa em uníssono gritar "é campeão!" antes de começar a Copa. Imediatamente antes do jogo a coisa começou a mudar de figura; o Parreira disse que não é assim, que a seleção não é a única a se sentir obrigada a ganhar a competição, que ela nem é obrigada a ganhar... mas sim a anfitriã Alemanha, blá-blá-blá...

De fato, pouco me importa se a seleção ganha ou não. Eu prefiro me ocupar de outras coisas. Mas reconheço que o sentimento geral da nação vai em outra direção. Ontem eu e Ivia discutíamos se essa comoção futebolística, que não beira - mas atinge em cheio o ridículo e o grotesco (vide o Olodum, meu Deus!!) - não seria mais uma produção midiática "global" moldando e construindo a dita "cultura brasileira".

Chegamos à conclusão, sempre temporária, que sim. É muito interessante como uma emissora produz, divulga e "aumenta" a realidade. Um bom time, sem dúvida. Um evento esportivo de grande proporção, concordo... mas você já folheou o jornal como se fosse um ET? Como se acabasse de chegar ao planeta? Só tem notícias da Alemanha!!!

Agora a Copa começa. Peloamordedeus, olho em outras coisas...

Você sabia que ontem, no dia do jogo do Brasil o último dos bonitos do mensalão, o Janene, foi julgado? Sua cassação estava em jogo. Veja aqui. Ontem eu não assisti aos telejornais, nem tive acesso à net, por isso não posso falar com propriedade, mas a notícia ganhou a devida dimensão? Pelas entradas do Google, creio que não: só achei uma até esta hora (23:06).... e olha que foi uma notinha mixuruca, hein?? Veja aqui (tente achar a nota no meio de tantas outras).

Acho que o brasileiro tem boa memória sim. Tem muita gente lembrando de muita coisa de muita copa por aí. A questão é o que lembrar. Mas no meio de Ronaldos, Kakás e Cafus, quem olha para outra coisa? Por isso defendo minha opinião: cuidado com o que você lê, escuta e vê. Seja crítico, senão ficaremos preocupados apenas com bolhas, febres e jogadores gordos e não perceberemos, por exemplo, o despautério que foi a irritação do jogador Ronaldo contra a curiosidade do PRESIDENTE DA REPÚBLICA (e que ainda manda uma carta fazendo uma mea-culpa com o craque - Affff, o Aleluia tinha razão...)

Preocupante...

3 comentários:

Geosapiens disse...

...aqui é mais ou menos a mesma coisa...mas são bem menos fanáticos...é uma seca...um abraço...

Anônimo disse...

...e a tradução do grafiti???
RUMUAL ÉKISSA!!!

Anônimo disse...

caralho... essa foto ja ta aki... é isso que da a gente morar no meio do mato... eu acho q ainda tem esse muro aki... naum fui mais la na rua pra ver... hehehehe