8.12.05

~\*/~ Som da Semana ~\*/~

Chet Baker - Chet Baker Sings Again (1989)

CLIQUE AQUI

Tá, esse é EXCLUSIVO do Frugalidades! Quero ver vc achar por aí na net... em blog nacional ou internacional! :) Excelente álbum do Chet. Virtuose no trumpet, tocou com Charlie Parker mas não tem a projeção no cenário do jazz nos EUA como tem aqui e no resto do mundo. Prá quem gosta de cool jazz é perfeito! (Já temos alguns meninos aqui para você saber se gosta ou não, hein? Stan Getz, Miles Davis e agora o Chet Baker). Neste álbum, conforme explicitado pelo seu nome, Chet "canta de novo". Curta seu trompete suave e voz relaxante, então!

E aguardem novidades da Gal Costa por aí! Ela fala nesta entrevista, entre outras coisas, na sua intenção (com liberdade contratual) para gravar um álbum em homenagem a Chet Baker.

"Parece-me que a maioria das pessoas só se impressiona com três coisas: a rapidez com que se pode tocar, a altura que se pode atingir e o volume do som produzido. Acho isto um tanto exasperante, mas agora, mais experiente, vejo que provavelmente menos de dois por cento do público sabe realmente ouvir." (Chet Baker)

Parece prepotência... mas não é, pois sabemos que manter as três características são difíceis num trompete... achar seu estilo diante do boom do bebop não deve ter sido fácil...

Proposta de leitura: tem a ver com nosso personagem da vez... no dia 13 de maio de 1988 Chet Baker morre ao supostamente saltar da janela de um hotel em Amsterdam. Especulações surgiram à época. O livro em questão se aproveita disso e nos propõe uma viagem pela história do jazz através de um romance policial. Boa dica de livro pra pedir pro Papai Noel... "No Rastro de Chet Baker", de Bill Moody (Zahar, 29,50 - 268p.)

Outra possibilidade menos romanceada, mas nem por isso menos interessante (pelo contrário...) é a biografia "No Fundo de um Sonho", de James Gavin (Cia das Letras, R$49,00 - 496p.)

Opa, mais uma coisinha... tô procurando este documentário aqui. Quem conseguir, manda prá gente! Serinho, quero muito!

Músicas:

Side 1: 1.All of You 2.Body And Soul 3.Look For The Silver Lining 4.I Can´t Get StartedSide2: 1.My Funny Valentine 2.Alone Together 3.Someone To Wath Over Me 4.How Deep Is The Ocean

Prá ouvir antes de baixar, tente aqui

Chet´s Site

(89Mb)

* Percebi que passamos de Angra a Chet Baker... isso é que é ecletismo, hehehe!

5 comentários:

Michael Estiano disse...

Você é um menino muito mal. Sou apaixonado por blues e pelo som de instrumentos de sopro, não resisti e puxei o Chet(Jazz). Que maravilha de som. Por sua causa meu HD tá Gordo pacas, é tanto som maravilhoso e todos puxados aqui do seu blog. Com certeza meu 13º vai todo em cds virgens e um novo HD. Ah! Seu menino danadinho!!!

Michael Estiano disse...

Uma dica: Entre no site www.sogratiz.net e se inscreva no forum do mesmo. Na sessão de músicas tem uma parte unica e exclusiva para os amantes do Jazz, e bem possível que a turma de lá tenha o documentário que você procura além de muitos cds de Jazz. Vale a pena!

Mr. Frugal disse...

Michael, vc me acha mau? hehehehe! então vou colocar um do Dizzie
>:)
hehehehe!
E aguarde também um do Fleetwood Mac no início da Carreira, álbum duplo, com uma forte influência de jazz!
Gosto do Chet pela suavidade... dá prá ouvir em qualquer lugar! Já alguns outros tipos de jazz eu preciso de um clima especial, com uma acústica melhor pra escutar os instrumentos.
Ah, por falar em CD cheio... lembrei de backup... lembrei que a gente perde os álbuns em CDs... e pensando nisso, fiz um banco de dados no Access beeem simples para catalogar os álbuns. Se alguém tiver um mais elaborado, cheio de recursos e queira disponibilizar... vou upar o meu e deixo link num novo post, ok?
Sobre o sogratiz... desisto. Tentei entrar nesse forum umas 4 vezes... mas nunca consigo! Até me cadastrei, mas acho que pro forum errado. Acho o lugar meio complicado, podia ser mais objetivo, mais claro nas indicações. Me dá uns toques de como proceder?

Valeu, galera! Continuem a comentar que muito pouca gente tá escrevendooo!!!!!!!

Forte abraço,

Anônimo disse...

O link que escolheu já não está disponível

Anônimo disse...

Marcelo, Marcelo... não seja mal conosco, fãs incondicionais do Jazz clássico! Recoloque essa nata do Chet Baker no servidor pra que mais pessoas tenham acesso! Parabéns pelo bom gosto e pelo acervo do Blog. Bruno (Belo Horizonte)